Dados do Trabalho


Título

OFICINAS DE TINTAS DE SOLOS COMO ESTRATEGIA DIDATICA PARA A CONSTRUÇAO DO CONCEITO DE SOLOS

Resumo

Dentre as mais variadas didáticas utilizadas em atividades práticas com solo, destaca-se a diferenciação de suas cores para fabricação de tintas sustentáveis. Por meio de atividades de extensão são trabalhadas as relações entre arte e o solo nas mais diferentes áreas do conhecimento. O uso destas tintas pode ser aplicado em quadros, cerâmicas, paredes, tecidos, entre outros. O objetivo deste trabalho foi quantificar e qualificar, por meio de questionários, didáticas educacionais em solos, especificamente no uso da fabricação de tintas e suas diversas aplicações. Esta pesquisa originou-se das ações realizadas no projeto de Extensão denominado “Educação em Solos para Todos”, no qual acadêmicos do Curso de Ciências Biológicas da Universidade Estadual de Goiás, campus Palmeiras de Goiás, estão inseridos. As bases desta pesquisa ancoraram-se no levantamento bibliográfico sobre produção e uso das tintas de solos no Brasil e no trabalho de campo, onde foram aplicados questionários pelo Google Forms para coordenadores de tais ações aplicadas. O questionário continha 14 questões (objetivas e subjetivas). O link de acesso ao mesmo foi disponibilizado nas redes sociais do projeto supracitado. Os resultados descrevem que o percentual de ações específicas utilizando didaticamente as tintas de solos na Educação em Solos é de 81%, afirmando que os projetos de educação em solos englobam a arte com tintas de solos, e apenas 19% não tem projetos relacionados a tal atividade. Dentre as atividades com tintas de solos desenvolvidas têm-se como exemplos: intervenção artística em fachadas, pintura em tela e papel, pintura em tecido, pintura à mão livre, desenhos em parede. A finalização destas ações é exposta em galerias virtuais, informando sobre palestras, exposições e venda dos materiais construídos.Os resultados obtidos indicaram que a abrangência e importância do uso didático das tinturas de solo em oficinas de arte é ferramenta promissora dentre as práticas e ações educacionais em solos. 

Palavras-chave

Palavras-chave: Cor do solo; didática; educação em solos; arte com solos.

Agradecimentos

Agradecimentos: UEG-Palmeiras de Goiás (Docentes e Discentes).

Área

Divisão 4 - Solo, Ambiente e Sociedade: Comissão 4.1 - Educação em Solos e Percepção Pública do Solo

Autores

DEYSIELE VIANA OLIVEIRA, GREYCE KELLY MOREIRA PINTO, ADRIANA APARECIDA RIBON