Dados do Trabalho


Título

MATERIAIS DIDATICOS ALTERNATIVOS E O ENSINO DO SOLO NA EDUCAÇAO BASICA BRASILEIRA

Resumo

O solo é a base vital para os seres vivos terrestres e seu equilíbrio ecodinâmico é essencial para a sustentabilidade dos sistemas socioambientais. Por isso, a popularização da Ciência do Solo se faz cada vez mais necessária na educação básica brasileira, dos setores público e privado. Nesta direção, o projeto de extensão “O solo na escola” oferece, à comunidade escolar, apoio teórico-metodológico e prático sobre os conteúdos “Solo e Ambiente”, a partir de documentos como a Base Nacional Comum Curricular-BNCC e os Temas Contemporâneos Transversais/Meio Ambiente. Os materiais didáticos que formam o kit de solos (rochas, minerais, jogos, fantoches da fauna do solo, colorteca de solos, protótipos de perfis de solos etc.) tornam o ensino do tema “solo” mais atrativo e lúdico, despertando a curiosidade e o interesse pelos conteúdos abordados nas oficinas didáticas. Eles são utilizados para explicar conceitos complexos, de forma clara e acessível, estimulando a reflexão em relação as interações entre o solo e os demais componentes socioambientais.  Proporcionam, também, experimentações, percepções e vivências sobre a importância do solo no cotidiano do indivíduo, contribuindo para formar cidadãos comprometidos com a sustentabilidade dos sistemas urbanos e rurais. O uso de materiais didáticos alternativos tem permitido a abordagem interativa e lúdica dos conteúdos “solos” durante a execução das atividades educativas, como ocorrido entre junho/2017 e maio/2023 no oeste do Paraná, especialmente com os Ensinos Fundamental I e II.  Foram atendidos mais de 3.500 participantes da comunidade escolar: professores e alunos. Os professores das disciplinas de Ciências, Geografia e os Pedagogos que atuam na educação básica brasileira estão entre os que mais têm buscado conhecimento, apoio teórico-metodológico e prático sobre essa temática. Eles têm encontrado nos materiais didáticos alternativos e nas atividades práticas e lúdicas, o caminho do saber significativo dos conteúdos “solos”.

Palavras-chave

kit de solos; comunidade escolar; educação em solo.

Instituição financiadora

UNIOESTE, FUNDAÇAO ARAUCÁRIA

Agradecimentos

À Pró-Reitoria de Extensão da Unioeste e à Fundação Araucária

Área

Divisão 4 - Solo, Ambiente e Sociedade: Comissão 4.1 - Educação em Solos e Percepção Pública do Solo

Autores

VANDA MOREIRA MARTINS, MATEUS MARCHESAN PIRES, GUSTAVO STRAPASSONI SOUZA, KETLYN LUIZA DICKEL CSEH, ARTHUR VINICIUS ROCHA SOARES, NICOLLY FATIMA FREITAS