Dados do Trabalho
Título
INTEGRAÇAO PRODUTIVA PROMOVE MUDANÇAS NAS FRAÇOES DA MATERIA ORGANICA DO SOLO NA AMAZONIA
Resumo
Em meio ao desafio da agricultura em ampliar os rendimentos e reduzir seus impactos ambientais, os sistemas integrados de produção, como os agroflorestais (SAF), vêm sendo difundidos como estratégias sustentáveis, produtivas e resilientes à Amazônia frente à agricultura convencional. Assim, se objetivou neste estudo compreender os efeitos da adoção de SAF no carbono orgânico do solo (SOC) em Tomé-Açu (PA). Para tanto, amostras de solo foram coletadas nas épocas seca e chuvosa entre 2022 e 2023 em 3 sistemas de uso do solo: (a) fragmento de floresta nativa (F), (b) monocultura de dendê (CA) (Elaeis guineensis) e (c) SAF com dendê como espécie de maior interesse econômico. Em cada uso, 5 amostras compostas foram coletadas nas linhas e entrelinhas de cada cultivo e em 3 camadas distintas (0-10, 10-20 e 20-30 cm), totalizando 270 amostras. Em seguida, determinou-se o conteúdo de C nas frações estável (MAOM), particulada (POM) e o SOC, com os dados sendo avaliados quanto à normalidade dos resíduos e homoscedasticidade das variâncias; após essa etapa, um modelo linear misto e o teste de médias de Duncan (p ≤ 0.05) foram aplicados. Para a camada 0-10 cm, de modo geral, F e SAF não difeririam estatisticamente quanto a MAOM, POM e SOC, com a linha do componente florestal em SAF apresentando maior teor de POM; CA apresentou os menores teores. Nas camadas 10-20 e 20-30 cm, F foi superior estatisticamente para MAOM e SOC, seguido por SAF, enquanto POM, de modo geral, não diferiu - com CA apresentando os menores teores e a sazonalidade não gerando efeito sobe o conjunto de dados. Tais achados podem estar atrelados a complexidade ambiental da Amazônia, ao melhor condicionamento, aporte de matéria orgânica e ciclagem de nutrientes em SAF em relação a CA, indicando formas de agricultura mais sustentáveis e igualmente produtivas. Contudo, abordagens que envolvam níveis de resolução mais elevadas são essenciais para se tecer inferências mais robustas sobre os ambientes estudados.
Palavras-chave
Sistemas Integrados; Agrofloresta; Carbono Orgânico do Solo; Sustentabilidade.
Instituição financiadora
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) (Processo: 2022/10276-2) e Research Centre for Greenhouse Gas Innovation (RCGI-USP)
Agradecimentos
FAPESP (Processo: 2022/10276-2) e RCGI (USP)
Área
Divisão 2 – Processos e Propriedades do Solo: Comissão 2.1 – Biologia do Solo
Autores
ALBERTO VINICIUS SOUSA ROCHA, ALICE FERREIRA ALVES, NARIANE DE ANDRADE, ACACIO TARCISO MOREIRA DE MELO, MAURÍCIO ROBERTO CHERUBIN, KATE M BUCKERIDGE, FERNANDO DINI ANDREOTE