Dados do Trabalho
Título
O EFEITO DA CONVERSAO DE PASTAGENS EM SISTEMAS INTEGRADOS NA BIODIVERSIDADE DA MACROFAUNA EM SOLO ARENOSO
Resumo
A implementação dos Sistemas Integrados de Produção Agropecuária no Brasil é uma das principais estratégias para o acúmulo de carbono (C) no solo. Esses sistemas podem aumentar a biodiversidade da macrofauna, qual é fundamental para fragmentação vegetal e estoque de C no solo. Com isso, objetivamos avaliar o efeito da conversão de pastagem para sistemas integrados (três anos após a conversão) sobre a macrofauna edáfica, em solo arenoso. Para tanto, foram investigadas as cronossequências: i) Mata nativa (MN), ii) Pastagem (PA), ii) Integração lavoura-pecuária com braquiária (ILPb); e iv) Integração lavoura-pecuária com panicum (ILPp) no município de Caiuá-SP. Em outubro de 2021, foram coletados monólitos (25x25x10cm) nas profundidades 0-10, 10-20, 20-30cm para avaliação da macrofauna. Após a identificação e quantificação dos componentes edáficos foram determinados a abundância total de organismos e índice de diversidade de Shannon, quais foram submetidos à análise de variância e as médias foram comparadas pelo teste Scott-Knott (p<0,05). De modo geral, os sistemas integrados não aumentaram a biodiversidade da macrofauna edáfica da área. A PA apresentou maior abundância nas camadas 0-10 (217 indivíduos m-2) e 20-30cm (68 indivíduos m-2) em relação aos demais usos da terra, com predominância dos engenheiros do ecossistema (69%) e fitófagos (31%) como percevejos e larvas. Para camada 20-30cm o ILPb se destacou com alta abundância de macrofauna. A MN, como esperado, apresentou maior índice de diversidade, principalmente na camada 0-10cm) (0,61) abrangendo engenheiros do ecossistema, transformadores da serapilheira, predadores e fitófagos em relação a PA, ILPb e ILPp. O sistema ILPp apresentou maior diversidade que PA e ILPb. Sendo assim, conclui-se que a conversão de PA em sistemas integrados ocasiona a perda da abundância da macrofauna edáfica em curto prazo em solo arenoso. Ao longo do tempo, espera-se que a biodiversidade do solo seja restaurada pelos ILP.
Palavras-chave
TSBF; biodiversidade; saúde do solo; estrutura do solo; sequestro de carbono
Instituição financiadora
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) Processo #2020/15230-5; #2022/14212-9;
Agradecimentos
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) Processo #2020/15230-5; #2022/14212-9; Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e SOHMA - Soil Health & Management Research Group.
Área
Divisão 2 – Processos e Propriedades do Solo: Comissão 2.1 – Biologia do Solo
Autores
BEATRIZ DA SILVA VANOLLI, ANDREIA MARIANA RODRIGUES, ANTONIO YAN VIANA LIMA, BRUNA EMANUELE SCHIEBELBEIN, LUCAS TADEU GRESHUK, RAFAEL BRAGHIERI MENILLO, MAURÍCIO ROBERTO CHERUBIN